quarta-feira, 10 de junho de 2009

Degeneração de Valva Mitral





A degeneração mixomatosa ou endocardiose de valva é a cardiopatia mais comum em cães, sendo a valva mitral a mais comumente acometida. Trata-se de uma enfermidade adquirida, mais prevalente na população de caninos idosos, que pode provocar dilatação cardíaca progressiva, evoluindo, em alguns casos, à insuficiência cardíaca congestiva.
Por ser uma doença progressiva e de alterações discretas na estrutura da valva, muitas vezes o seu diagnóstico é realizado tardiamente, quando já está instalada a insuficiência cardíaca congestiva.


Sinais clínicos


- Tosse
- Intolerância ao exercício
- Dispnéia
- Síncopes
- Ascite (barriga d'agua)


Diagnóstico

O diagnóstico geralmente é dado no exame clínico do paciente, dependendo da experiência de cada profissional. Comumente suspeita-se de endocardiose quando o veterinário recebe em seu consultório um animal com histórico de tosse, apresentando sopro regurgitante na ausculta, além de taquicardia.
Para confirmar a suspeita clínica é realizado ecocardiograma com doppler.
Pesquisas recentes nos EUA e Rússia, relatam alterações em alguns biomarcadores.


Tratamento

O tratamento não é curativo, porém a utilização de inibidores da ECA pode retardar o curso da doença.
Dependendo do quadro clínico algumas estratégica terapêuticas devem ser tomadas, como restrição de exercícios, dieta equilibrada, combinação de alguns medicamentos.
O tratamento vai depender da experiência do veterinário que acompanha seu bichinho, sendo fundamental, o constante reavaliamento do quadro clínico.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Colapso de Traquéia

Comumente atendemos cães de pequeno porte, principalmente da raça Yorkshire terrier, apresentado tosses altas e estridentes.
Às vezes essas tosses também são acompanhadas por outros sinais clínicos: intolerância ao exercício físico, dispnéia e até casos de cianose ou síncope.
Como a maioria desses animais estão próximos à senilidade, pensa-se logo em problema cardíaco.
Após concluirmos o exame físico, chegamos à conclusão de tratar-se de colapso de traqueia, um processo degenerativo da traquéia, decorrente a um enfraquecimento nos anéis traqueais, juntamente com a flacidez da membrana dorsal da traquéia.





Sintomatologia

Ocorre principalmente em momentos de estresse, quando comem ou bebem e por exposição a irritantes traqueais (fumaça, pó).

Os principais sinais clínicos são:

- Tosse
- Dispnéia
- Intolerância ao exercício físico
- Cianose
- Síncope

Tratamento

Não existe tratamento curativo, embora haja tratamento clínico medicamentoso ou cirúrgico.
Na nossa rotina dividimos os pacientes em dois grupos, um de fase aguda e outro de fase crônica.

Manejo Médico na Fase Aguda

Geralmente esses animais chegam em emergência respiratória, realizamos o "ABC" da emergência, depois realizamos os seguintes passos:
- Diminuímos o estresse do paciente, utilizando, se necessário, dorgas sedativas;
- Administramos oxigênio
- Administramos corticóides de ação curta e rápida no intuito de reduzir o edema laríngeo e a inflamação traqueal, interrompendo assim o círculo viciose "tosse-inflamação-tosse"
- Após o controle da crise, realizamos exames diagnósticos para determinar o grau da patologia existente e planejar um tratamento a longo prazo.

Manejo Médico na Fase Crônica

O manejo vai depender da intensidade dos sinais clínicos presentes.
- Em casos moderados utilizamos broncodilatadores ou antitussígenos.
- Muitas vezes o emprego de broncodilatadores é questionado, por exercerem sua ação nas vias respiratórias de pequeno calibre e devido aos seus efeitos colaterais. Porém eles podem ser utéis no tratamento do CT,
especiamente naqueles casos onde existe simultaneamente bronquite ou fibrose pulmonar, já que irão reduzir a resistência à passagem do ar através dessas vias
e previnem a elevação da pressão intratorácica durante a expiração.
- Alguns casos necessitam da administração de opióides para supressão da tosse;
- Recomendo a utilização de corticóides no tratamento à curto prazo de insuficiência respiratória aguda, para reduzir o edema laríngeo e a inflamação traqueal.
- A perda de peso é uma medida muito coveniente.

Manejo Cirúrgico

O tratamento cirúrgio tem sua aplicação um pouco controversa, principalmente por dois motivos:
- Na grande maioria dos casos consegue-se o controle clínico-medicamentoso;
- Por não ser curativo, pode ocorrer novas crises ou o aparecimento de efeitos secundários à cirúrgia.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Meu Deus, nunca vi tanto carrapato!!!


Um dos principais problemas que afetam nossos cãezinhos é a infestação por ectoparasitos, principalmente carrapatos. Nossa região possui um clima muito favorável ao desenvolvimento destes, sendo difícil o seu controle!
Uma das principais consequências da presença de carrapatos no seu cachorro é a possibilidade da transmissão de hemoparasitoses: Erliquiose, babesiose, anaplasmose. São doenças de alta incidência e prevalência na nossa região, que pode afetar vários órgãos do seu animal, levando inclusive a morte.
A melhor coisa a ser feita é prevenir, e para isso devemos conhecer o mínimo do ciclo de vida dos carrapatos, para que assim possamos entender como controlá-los.

Aproximadamente 5% dos carrapatos são visualizados no corpo do animal, os 95% restantes estão no ambiente, por isso é importante não só o controle no animal, mas também do ambiente em que ele vive!
Existem vários protocolos para o controle de ectoparasitos, mas o que prefiro utilizar é o seguinte:
- Recomendo a aplicação de Front line pour-on ou spray, dependendo do caso;
- Para o ambiente recomendo a detetização com a pulverização com o produto deltek. É importante que sejam retirados animais e crianças do ambientes, além de utilizar luvas e máscara para aplicação do produto. Depois de aproximadamente 10 horas, pode colocar novamente as pessoas e animais no ambiente.
- Recomendo também que se plante neem e citronela, tem tido bons resultados.
- Alguns casos se faz necessário a utilização de coleiras carrapaticidas, recomendo: kiltix, preventic, Scalibur.

Vale lembrar que cada caso é um caso, podendo o protocolo sofrer modificações.

Abraço!!!

Doutor ganhei um bichinho, o que devo fazer?

Meus parabéns, você acaba de ser presenteado com um dos maiores Dons que deus pode ter dado ao Homem, dar e receber amor!
Aproveite bem cada dia do desenvolvimento do seu bichinho, cada dia você vai aprender com ele, vai ri muito...
Bom no que diz respeito à saúde, primeiramente tenha em mente que por ser filhote, o organismo dele está em formação, esta passando por um processo de adaptação ao ambiente. Um dos principais problemas é adaptação da microbiota (“flora”) intestinal, esses bichinhos na maioria das vezes são retirados da mãe de forma brusca, sem que seja realizado um desmame, ou seja, a retirada progressiva do alimento liquido (leite) para introdução do alimento comercial (sólido). A conseqüência se resume em diarréia!!!
Quando você compra seu bichinho procure saber qual alimento ele esta ingerindo e continue ofertando o mesmo alimento, mesmo que você queira oferta uma ração de melhor qualidade, o indicado é que seja feito aos poucos, para que o organismo dele se adapte.
A partir dos 15 dias de vida começa o esquema de vermifugação, existem vários protocolos, eu adoto uma dose do vermífugo a cada 15 dias num total de quatro aplicações. É fundamental que a dose do vermífugo seja dada de acordo com o peso do animal.
Ao completar 60 dias de vida esta na hora de ser vacinado! A vacinação é importante, pois o filhote começa a perder a imunidade proveniente da mãe, ficando susceptível as temidas viroses! Procure verificar a procedência da vacina, utilize vacinas éticas e que o veterinário a aplique! Eu realizo 1 dose da vacina óctupla a cada 21 dias por 4 doses, sendo necessário o reforço anual. Na última dose realizo a vacina contra raiva.
Existem no mercado outras vacinas que também são importantes, mas deve-se levar em consideração o ambiente e a região que o animal vive!!!
Pronto seu animalzinho, já pode passear e ter contato com o ambiente externo!!!

Divirtam-se!!!

O que observar na hora de comprar meu bichinho?

Primeiramente você deve conhecer sobre a raça que você está comprando, hábitos, temperamento, predisposições... E acima de tudo se ela esta dentro do seu perfil;
Escolhida a raça, procure adquirir animais de boa procedência, procure conhecer o canil de ele veio, se o ambiente em que o animal vive é saudável;
Não adquira animais de feira-livre;
Observe se o filhote está ativo, se responde ao seu chamado, balança o rabinho, late...
A parte interna das orelhas deve estar lisa, delgada, levemente rosada, sem odor, secreção e crosta;
O pêlo deve ser brilhante, macio e forte;
Olhos claros e brilhantes, sem vermelhidão, irritação ou secreção, é um bom sinal;
A pele tem que está limpa, seca, levemente rosada, sem oleosidade ou descamações;
Abra a boca do bichinho olhe a gengiva, ela tem que estar sem sangramento, secreções, vermelhidão e sem odor, a coloração é levemente rosada;
Observe bem as unhas, patas e coxins, estes devem estar limpos, secos, sem descamações ou secreções;
Observe bem a condição corpórea do seu futuro animalzinho, ele tem que ser simétrico, com a musculatura forte.
E acima de tudo esteja preparado para dar e receber muito amor!!!

Boa Sorte!

Suporte Básico a Vida

Na medicina humana, a ocorrência de parada cardiorespiratórias é altíssima, tendo índices de mortalidade elevados. Hoje essa mortalidade diminuiu após a implementação do suporte básico a vida, que começa a ser feito por pessoas comuns enquanto aguardam os cuidados médicos.
Inúmeras vezes nos deparemos com proprietários que ficam sem saber o que fazer quando seu bichinho entra em emergência. Tendo em vista essa cauística, resolvemos orientá-los e prestar curso de suporte básico a vida.
Primeiramente gostaria de lembrar que nada substitui o atendimento de um profissional qualificado, o seu bichinho precisa de um atendimento veterinário urgente!!!!

Depois de deixar isso muito claro, separei as casuísticas mais comuns:

  1. Meu animal comeu veneno doutor, o que faço?
  • Em hipótese nenhuma, administre leite ou qualquer outro alimento, lembre-se não quero que o organismo absrova nada e nem vomite!!!!
  • Indentifique o veneno e corra para o veterinário;
  • Antitóxico não resolve o problema!!!
  • A maioria dos venenos não possui antídotos, o tratamento é baseado nos sinais clínicos!!!

2. Meu bichinho está se batendo e espumando pela boca

  • Provavelmente ele está tendo uma crise convulsiva
  • Se acalme, proporcione a ele um ambiente tranquilo e confortável.
  • Ele vai retornar confuso, houve uma verdadeira descarga elétrica em seu cérebro. Não grite, não movimente ele.
  • No momento da crise você pode pressionar o globo ocular do seu animal, desde que o mesmo não possua nenhum problema oftalmológico;
  • Procure um veterinário.

3. O coração dele não bate, ele também não respira!!!

  • Corra para o cntro veterinário mais próximo!!!
  • É importante que você ligue para o veterinário para que ele já possa ir se preparando!!!
  • Enquanto você chega ao veterinário, realize massagem cardíaca.
  • Não pare de massagear o coração dele!!!
  • Você tem 3 minutos antes da falta de oxigênio afetar o cérebro, se não conseguiu chegar ao veterinário, realize 30 compressões cardíacas para 2 ventilações.

4. Meu animal foi atropelado!!! Me socorram!!!

  • Se ele estiver lúcido não faça movimentos bruscos, ele pode lhe agredir e tentar fugir, piorando a situação;
  • Na hora de pegar seu animal tente imobilizá-lo, uma tábua é uma excelente alternativa.
  • Não fique movimentando seu animal, não procure ver o que "quebrou", leve para o veterinário.
  • Mesmo que seu animal esteja andando após o acidente é importante uma avaliação mais acurada, pois problemas podem aparecer.
  • Comumente ocorre rompimento de baço, bexiga ou outros órgãos abdominais, complicações respiratórias podem acontecer!!!

Edema Pulmonar Agudo Cardiogênico

O Edema Pulmonar Agudo (EPA) é um problema comum na clínica de pequenos animais, principalmente em cães de pequeno porte (Poodle, Yorkshire, Pequinês...). É uma situação de emergência onde o risco de morte é eminente. Se faz necessário atendimento veterinário de emergência.
O coração é formado por quatro câmaras: átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito, ventriculo direito. O átrio esquerdo recebe sangue da circulação pulmonar, contrae-se e envia para o ventriculo esquedo, que recebe esse sangue e envia o sangue para o corpo (circulação sistêmica). O átrio direito recebe o sangue oriundo do corpo e envia para o ventrículo direito, este também contrae-se e envia o sangue para a circulação pulmonar, para que as trocas gasosas sejam assim efetuadas. Esse movimento é constante e rítmico.
Entre o atrio e o ventriculo existe uma válvula, mitral no lado esquero do coração e a valva tricúspide do lado direito, que servem como comportas para que não ocorra refluxo sanguíneo. Comumente cães de pequeno porte são acometidos por degeneração da valva mitral, acarretando em refluxo sanguíneo para o átrio esquerdo, tendo como consequência acúmulo de sangue nas veias pulmonares e consequente extravasamento de fluido para os alvéolos pulmonares. Isso deixa o pulmão menos complascente (elástico) e diminui sua superfície de troca gasosa.





Sinais e Sintomas

  • Respiração curta e laboriosa;
  • Pode se auscultar bolhas de liquido no pulmão;
  • O animal pode ficar com a lingua azulada (cianose);
  • Verifica-se a posição ortopnéica, onde o animal afasta as patas dianteiras e ergue o focinho a procura de ar;
  • Pode-se verificar a presença de líquido nas narinas ou boca.

O que devo fazer

  • Não espere seu bichinho piorar, procure um serviço de emergência veterinária;
  • Fique calmo, você deve passar conforto e segurança para seu bichinho;
  • Esteja pronto para dar o Suporte Básico a Vida do seu bichinho (ver tópico neste blog).

O que o veterinário vai fazer

  • Estabelecer uma via aérea patente, com suporte de oxigênio se necessário;
  • Realizar todo o ABC da emergência;
  • Monitorar possíveis arritmias e estar pronto para uma possível para cardiorespiratória;
  • Se faz necessário que o profissional conheça bem a fisiopatologia do Edema Pulmonar, para tomar as medidas terapêuticas corretas;
  • O conforto do paciente é essencial;
  • Nos casos mais graves, recomendo suporte avançado a vida, com utilização de drogas vasoativas e ventilação mecânica, nossos resultados são bastante animadores.
E depois, como vai ficar meu bichinho?

  • Após reverter a emergência respiratória, é importante descobrir a causa;
  • O animal deve passar por uma avaliação cardiológica;
  • O acompanhamento periódico do seu animal por um veterinário é essencial.

Se um cachorro fosse um Professor... Você aprenderia coisas assim:



Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca a oportunidade de ir passear de carro.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquido e deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa, volte e faça as pazes.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
Eo MAIS importante de tudo:
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique po perto e mostre que você está ali para confortar,
A amizade verdadeira não aceita imitações!!!!