segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Glomerulonefrite por Erliquiose

Glomerulonefrite por Erliquiose

Erliquiose é uma doença infecciosa que acomete cães, sendo de alta incidência no Brasil. É causa por um grupo de bactéria do gênero Erlichia sp. O principal vetor é o carrapato.

Depois de um período de incubação de 8 a 20 dias o cachorro infectado por Erlichia sp. começa a apresentar diversos sinais clínicos, entre eles inapetência, apatia, febre, palidez de mucosa, vômitos e diarreia. O diagnóstico presuntivo é baseado nos sinais clínicos somados a achados laboratoriais (anemia, alteração de leucócitos, trombocitopenia).

O animal infectado pela erliquiose produz uma resposta imunológica, produzindo imunocomplexos. Frequentemente ocorre a deposição desses imunocomplexos em alguns órgãos, afetando principalmente os rins. Como consequência o animal apresenta Insuficiência Renal Aguda por glomerulonefrite. Pode ocorrer vômitos, aumento do consumo de água e do volume urinário. Os achados clínicos acrescidos de elevação dos níveis de uréia e creatinina, além de intensa proteinúria (proteína na urina). Também pode ser observado o aumento no tamanho dos rins no diagnóstico por imagem (ultrassonografia, radiografia)

O tratamento é baseado em terapia antibiótica, imunossupressão e em alguns casos processo dialítico (hemodiálise ou diálise peritoneal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário